Setor da construção civil sinaliza mais crescimento em 2015

By Macodesc | Initial | Posted at 08:21
Sinduscon deve apostar na qualificação profissional, tecnologia e inovação


Um dos setores mais relevantes da economia brasileira, a construção civil passa por uma fase de crescimento e de acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção e de Artefato de Concreto Armado do Extremo Oeste de Santa Catarina (Sinduscon), Elias Lunardi, a tendência é que continue em alta em 2015. “Parte do crescimento no setor advém do Programa Minha Casa Minha Vida criado pelo Governo Federal, que movimentou o setor e deve continuar em alta no próximo ano”, ressalta.

Em 2014, a geração de empregos formais na construção civil na região também cresceu. No total, 352 indústrias estão cadastradas no Sinduscon, nos 38 municípios de abrangências, e empregam 1.303 trabalhadores, aproximadamente 550 são de São Miguel do Oeste.

Mas de acordo com Lunardi falta mão de obra qualificada. “Na nossa região a falta qualificação é nosso ponto fraco, por isso, em parceria com o Senai e o Instituto Euvaldo­ Lodi (IEL), estamos realizando cursos de qualificação”, destaca.

Em 2014 o Sinduscon focou nos associados, qualificação e inovação e também em tecnologia. “Além de qualificar a mão de obra disponível, buscamos trazer mais associados que possam ter para sua empresa assessoria jurídica, participar de ações coletivas, e diversas informações para os negócios de forma rápida”, explica.

No total, 34 indústrias dos 38 municípios da região da base territorial do Sinduscon são associadas ao sindicato e tem benefícios como palestras, cursos e workshop para que os empresários e os profissionais do setor estejam sempre atualizados, orientações sobre questões trabalhistas, tributárias e aspectos legais de contratos imobiliário, espaço para o associado participar de reuniões que analisam problemas e indicam as ações sindicais necessárias para as diversas áreas de atuação, além de oferecer serviços de baixo custo para as empresas investirem no trabalhador.

Para 2015 a intenção é intensificar a atuação junto às empresas, trabalhando para ampliar o foco na qualificação da mão de obra, através de programas como “A Indústria pela Educação”, “Novos Caminhos” e outros, mantidos e oferecido pelo Sistema Fiesc.

 

Fonte: Portal São Miguel

Data de publicação: 18/12/2014

Categories

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Developed by DBlinks