Por que está na moda falar de ética nas empresas?

By Macodesc | Initial | Posted at 16:02
A ética é o pilar que sustenta a gestão sustentável de uma organização

 

O mundo empresarial vem sendo pressionado a buscar diferenciais competitivos mais abrangentes e independentes de processos tecnológicos. As empresas passaram a ver na ética uma nova estratégia para aumentar o lucro e potencializar seu desenvolvimento. As organizações começaram a perceber que além do cumprimento das obrigações legais, pensar e agir sob o foco da sustentabilidade pode trazer benefícios em vários aspectos da gestão.

A intensidade das mudanças numa organização depende do grau de importância e priorização que se dá ao tema. Aspectos antes não considerados como: confiabilidade, produtos ambientalmente corretos, relacionamento ético e transparente, cuidados e práticas voltadas ao ambiente interno passaram a ser incorporados na estratégia das empresas.

A ética é o pilar que sustenta a gestão sustentável de uma organização. As empresas que assumem práticas fundamentadas na ética e transparência possuem maior probabilidade de assegurar clientes em médio e longo prazo. Aquelas que apenas utilizam a ética como estratégia de marketing correm o risco de fracassar, pois os resultados não se sustentam. Buscar o lucro de forma coerente, transparente, correta e ética amplia a credibilidade da organização perante seus públicos de relacionamento. As pessoas que trabalham em empresas éticas sentem-se engajadas e tem orgulho de pertencer.

Algumas organizações percebem a necessidade e importância de mudar somente quando negócios com fornecedores e clientes deixam de ser fechados por falta de comportamento ético, como desrespeito ao meio ambiente, utilização de trabalho infantil, discriminação, exploração de mão de obra, entre outros. Motivos esses que deixam a imagem e reputação da empresa ainda mais vulneráveis. É responsabilidade da empresa neutralizar práticas e comportamentos antiéticos.

E por onde começar? Inúmeras iniciativas são adotadas por empresas que acreditam ser este um caminho sem volta. A ética tem sido tema cada vez mais presente no contexto das organizações, seja pela necessidade de implantar documentos da ética para estabelecer padrões de comportamentos e costumes que agreguem valor a empresa, ou através de programas de educação continuada no tema, ou ainda pela própria imposição do mercado com consumidores mais exigentes e conscientes dos seus direitos.

É preciso inicialmente assegurar aos colaboradores o entendimento sobre a conduta ética praticada pela empresa. Os funcionários, orientados por seus valores pessoais, formação religiosa e educação atuam conforme princípios que no dia a dia podem conflitar com os princípios ou valores da organização. Para evitar os riscos de tomadas de decisões considerando aspectos pessoais, a empresa deve posicionar-se estabelecendo a homogeneidade de comportamentos éticos esperados, definindo padrões de conduta, valores e políticas que possibilitem aos colaboradores saber qual a conduta ética apropriada na empresa.

Apropriar-se de ferramentas, recursos disponíveis por institutos, fundações engajadas como tema, boas práticas de governança que focalizam a responsabilidade corporativa como o caminho para uma gestão ética são alternativas viáveis.

Assumir comportamentos éticos eficientes é tarefa árdua e desafiante, principalmente para empresas que exigem revisão ou mudança da sua cultura e valores. Inúmeras dúvidas poderão surgir ao longo desta caminhada, a única certeza é a de experimentar um novo caminho.

 

Fonte: Info SESI, autora do artigo Rosemeri Vendrami – Consultora em Responsabilidade Corporativa do SESI

Data da publicação: Dez/2012.

Categories

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Developed by DBlinks