Pintores brasileiros: Di Cavalcanti

By Macodesc | MACODESC SÉRIES | Postado às 09:53

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, ou Di Cavalcanti, foi um pintor, desenhista, muralista, cenógrafo, jornalista e um dos maiores ícones do movimento modernista da década de 1920. Nascido no Rio de Janeiro em seis de setembro de 1897, iniciou a educação artística muito cedo, aos 11 anos. Dois anos mais tarde publicou na revista “Fon-Fon” onde trabalhou em 1914 fazendo ilustrações. Já em 1917, teve a sua primeira exposição individual em São Paulo. Ainda na capital paulista, participou da Semana de arte Moderna no Teatro Municipal no qual expôs 11 obras e ilustrações publicitárias. No ano seguinte, 1923, partiu para a Europa e expôs em Berlim, Bruxelas, Amsterdã, Londres e Paris.

Di Cavalcanti tinha como influência nomes como Picasso e Diego Rivera. Transparece em suas obras técnicas como expressionismo e cubismo, principalmente pelas cores e desenhos sinuosos. O artista retratava também muito da cultura brasileira, como carnaval, operários, favelas e muitos outros. Ele buscava uma estética limpa, e construiu uma identidade nacional. Di Cavalcanti participou de diversas exposições, mostra de artes e bienais. De volta à sua terra natal em 1976, após organizar uma retrospectiva do seu trabalho, o artista falece em 26 de outubro do mesmo ano.

Fonte: https://goo.gl/KeqoJ4

Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade