Tecnologia e construção civil: uma parceria produtiva

By Macodesc | Tecnologia | Postado às 15:30

As tecnologias estão otimizando os processos de gerenciamento do setor de construção civil. Dispositivos móveis já são fundamentais nos canteiros de obras, fazendo com que a parte administrativa e a obra funcionem em sintonia, controlando e analisando resultados e falhas.

Uma das maneiras de otimizar os trabalhos é investir em um planejamento compartilhado. Programas e softwares voltados à construção civil permitem interações e revisões de um projeto, por exemplo, facilitando a tomada de decisões, alterações dos fluxos de trabalho e prazos de entrega. Algumas inovações fornecem, além da gestão de projetos, apontamentos diários, registros, segurança, qualidade, vistoria, assistência técnica, entre outros.

Os processos de qualquer construção são previamente estabelecidos, mas isso não impede que ocorram problemas e perda de tempo em atividades que às vezes são desnecessárias. Com o auxílio de programas é possível driblar o desperdício de tempo e materiais utilizando sistemas de módulos. Realizar check-lists por meio de tablets também agiliza a tomada de decisões e aperfeiçoa a qualidade dos serviços.

É preciso ter em mente que a tecnologia é a principal parceira da produtividade na construção civil. Usando a ferramenta certa é possível identificar e quantificar as atividades realizadas, controlar o processo produtivo, analisar o custo da mão de obra, avaliar o desempenho da obra, analisar a eficiência no uso dos equipamentos, melhorar o uso dos recursos, entre outras vantagens. Assim, é possível ter uma gestão eficiente trazendo resultados positivos para construtoras e clientes.

Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade