Em menor ritmo, emprego chega a 3 mi na construção

By Macodesc | Inicial | Postado às 15:11
A construção civil brasileira superou a marca de 3 milhões de trabalhadores em junho

Foto: Dennis M. Sabangan/EFE

 

A construção civil brasileira superou a marca de 3 milhões de trabalhadores em junho, segundo levantamento do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

Apesar do recorde, o ritmo de crescimento atual é menos vigoroso do que aquele registrado nos últimos anos. Foram contratadas mais de 37 mil pessoas com carteira assinada no mês.

O primeiro semestre deste ano teve 196,5 mil trabalhadores contratados. O número é inferior aos 268,5 mil do mesmo período de 2010.

Após registrar saldo negativo de mais de 84 mil vagas em dezembro, o setor teve crescimentos mensais inferiores até maio, na comparação com cada mês de 2010.

Em março, foram criadas apenas 5.236 vagas, ante 45.704 no mesmo mês do ano passado, de acordo com os dados do SindusCon.

"Houve de fato uma desaceleração de 2011 com relação a 2010. Inicialmente é possível ler que a construção estaria perdendo força, mas ainda enfrentamos necessidade de capacitação de mão de obra", diz o presidente da entidade, Sergio Watanabe.

A queda pode ter sido causada pelo desequilíbrio entre as obras que foram concluídas e entregues, em quantidade maior do que as que se iniciam, segundo Watanabe.

"Isso se deve ao número de obras que estão sendo executadas. O período de maturação é um pouco longo."

O município de São Paulo chegou a fechar centenas de vagas em outubro.

 

Fonte: Folha de São Paulo/Mercado Aberto

Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade