Conheça seis tendências da Engenharia Civil

By Macodesc | Geral | Postado às 09:05

É fácil ficar perdido em meio a tantas especulações sobre novas tecnologias na construção civil, melhores práticas nos canteiros de obras e outros assuntos. Para ajudar você a ficar por dentro das novidades, a Macodesc selecionou algumas tendências para 2019. Confira a seguir:

- Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma maneira interativa de construir. Com o avanço das tecnologias digitais, o profissional pode visualizar a planta em 3D ou 4D. São imagens mais detalhadas dos espaços. Mais aplicativos estão surgindo e ajudam a medir e até mesmo calcular o nivelamento.

- Concreto regenerativo


O concreto regenerativo ou bioconcreto é uma grande aposta do setor de engenharia civil para melhorar o padrão do material utilizado nas construções. Esta recente descoberta leva em sua composição bactérias e materiais orgânicos que, em contato com a água da chuva ou umidade, começam a consumir lactato de cálcio e, como produto final da digestão, produzem calcário.

Apesar de caro, seu benefício é gigantesco porque pode dispensar a manutenção de grandes obras como viadutos, pontes, prédios e muitos outros, por pelo menos 200 anos.

- Robótica

Uma das principais tendências da robótica na engenharia civil é a de que máquinas poderão ser controladas remotamente através de controles ou tablets. Braços mecânicos podem ser usados para imprimirem peças no próprio local, reduzindo custos com o transporte dos mesmos. A tecnologia robótica também pode ajudar a verificar o nivelamento dos tijolos, a transportar máquinas e descarregar materiais.

- Construção modular e pré-fabricados

A construção modular é uma modalidade de pré-fabricação de paredes e pisos, cada vez mais frequente nas obras, facilitando e agilizando os processos. É flexível, já que os formatos podem ser facilmente projetados e encaixados como se fossem grandes peças de lego.

- BIM

O BIM (Building Information Modeling) ou Informação Modular de Construção, na tradução literal para o português, é uma ferramenta de gerenciamento dos processos de construção. O sistema analisa e processa informações na concepção, planejamento, design, construção, operação e até demolição. Identificando falhas, antecipando problemas e analisando possíveis interferências.

- Internet das Coisas

A Internet das Coisas envolve diversos aparelhos conectados que interagem entre si para monitorar ou reportar alguma informação.

Hoje é possível embutir sensores nos uniformes para monitorar a temperatura e analisar o desgaste do trabalhador durante dias quentes. Os beacons de localização, que também faz parte da internet das coisas, é um excelente aliado para encontrar equipamentos perdidos ou localizar veículos.
Além disso, será possível monitorar ferramentas e máquinas com precisão, por meio de sensores capazes de identificar quando precisam ser reparadas.

Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade