Prefeito assina ordem de serviço para estudos sobre impacto do aumento da faixa de areia

By Macodesc | Inicial | Postado às 08:55
O Ministério do Turismo classifica Balneário Camboriú como um dos principais polos indutores do turismo do país

Foto: Fernando Varga

O prefeito Edson Piriquito assinou ordem de serviço para a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima), necessários para a obtenção de licenças para a obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central, entre o Pontal Norte e Barra Sul, e a revitalização da Avenida Atlântica. O trabalho será feito pelo Consórcio Aquaplan-Prosul, vencedor de licitação, que tem prazo de seis meses para concluir o serviço.

Estudo técnico anterior identificou jazida de areia compatível em frente à baía de Balneário Camboriú. A previsão é de que a faixa de areia fique com até 100 metros de largura. As licenças ambientais são a última etapa para dar início efetivamente à obra de engordamento da faixa de areia.  

Recentemente a prefeitura recuperou passivo ambiental de mais de 40 anos, com a extinção de 43 pontos extravasores, que despejavam água poluída na areia. A Avenida Atlântica também recebeu nova iluminação pública de alta potência, fazendo aumentar a segurança e a frequência da população naquela área no período noturno.

O Ministério do Turismo classifica Balneário Camboriú como um dos principais polos indutores do turismo do país, e a cada ano aumenta o número de turistas dos mais variados lugares do Brasil e do exterior. As contrapartidas da prefeitura aumentam o fomento à atividade que reúne rede hoteleira imensa, comércio variado e uma profusão de bares, restaurantes e casas noturnas.

O prefeito Edson Piriquito quer compartilhar com a população o interesse pela melhoria da orla. Pretende promover audiências públicas para debater as obras que envolvem o alargamento e o calçadão da praia, que terá aumentada área de convívio, ciclovia e toda uma infraestrutura humanizada condizente com a demanda.

Para o prefeito a soma da nova iluminação e a extinção dos extravasores mais o alargamento da faixa de areia "representam claramente o interesse da cidade pelo crescimento de importante matriz econômica, que resulta necessariamente em geração de trabalho e renda para a população fixa", explicou.


Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Data de publicação: 12/10/2012

Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade