As obras imponentes de Jean Nouvel

By Macodesc | MACODESC SÉRIES | Postado às 18:14

Nascido em Fumel, na França, em 1945, Jean Nouvel é um dos artistas mais renomados da arquitetura contemporânea. Com 16 anos, estudou na Escola de Belas Artes de Paris. Seu estilo sempre predominou para o Modernismo, influenciando jovens arquitetos desde o início da sua carreira. Jean possui mais de 200 projetos em todo o mundo. Dono de uma linguagem única é conhecido por assumir riscos e experimentar novas proporções em seus projetos. Cada obra sua é criada individualmente, sem influências de qualquer outra construção.

Seus desenhos são harmônicos e repletos de transparências, luzes e sombras. Todas as construções têm aspectos diferentes em cada hora do dia, o que muda totalmente o interior das obras. A graça do estilo de Jean está nas mutações de percepção. O artista já foi vencedor do Prêmio Wolf em 2005 e no mesmo ano também ganhou o Aga Khan, um dos principais projetos relacionados à cultura muçulmana pela obra do Instituto do Mundo Árabe. A fachada foi composta por peças quadradas para conseguir um efeito natural. Jean também recebeu o prêmio Pritzker em 2008, considerado o Oscar da arquitetura. O júri enfatizou que Nouvel ajudou a expandir a arquitetura contemporânea pelo mundo. Jean foi o segundo arquiteto francês a receber a condecoração.

A obra de Jean é ousada e imponente, e está presente em diferentes museus, como o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid, o Museu Nacional de Arte, na China e o Centro de Arte e de Cultura Pompidou, de Paris. Atualmente, o arquiteto está à frente de um grandioso projeto, o Museu do Louvre em Abu Dhabi, programado para inaugurar em novembro de 2017. A obra é uma cúpula de 180 metros, com oito mil metros quadrados de galerias. O local será a maior concentração de institutos culturais do mundo.

Fundação Cartier https://goo.gl/Mr4M1g

Instituto do Mundo Árabe https://goo.gl/Mr4M1g

Torre Agbar, Barcelona https://goo.gl/45RnkE

Museu do Louvre, Abu Dhabi https://goo.gl/




Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade