Construção Civil – A revolução tecnológica da construção civil – CBIC

By Macodesc | Geral | Postado às 09:00

O futuro pede por novas tecnologias que tenham custo viável, aumentem a produtividade e causem o menor impacto ambiental possível. Isso faz parte da Indústria da Construção 4.0, que foi apresentada recentemente pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O foco é promover a inovação e potencializar os serviços, gerando crescimento econômico.

Segundo a CBIC, a quarta revolução industrial tende a reorganizar o setor da construção, que sofrerá grandes mudanças com as tecnologias que estão surgindo. Como exemplos, se destacam o compartilhamento digital de informações, a produção digital (impressoras 3D e customização em massa), a automatização de processos mentais e a coleta de dados por sensores. Já entre as tecnologias emergentes, há a internet das coisas (IoT), inteligência artificial, manufatura aditivada, realidade aumentada, análise de Big Data e o Building Information Modeling (BIM).

O BIM é um dos mais esperados, já que tem a maior probabilidade de aplicação. Ele é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício. É um modelo virtual, constituído por efeitos de visualização 3D, que mostram o prédio em ‘cortes’, podendo acessar todos os detalhes do projeto.

Toda essa revolução tende a gerar mais flexibilidade, velocidade de produção, qualidade do produto, produtividade, participação do cliente, além do surgimento de novos modelos de negócio. A Macodesc incentiva e sempre procura se manter atualizada com as novas tecnologias, com o objetivo de entregar a você empreendimentos de excelência. Conte conosco para realizar o seu sonho!

Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade