Zaha Hadid

By Macodesc | MACODESC SÉRIES | Postado às 09:10

A arquiteta mais famosa do mundo

Zaha Hadid nasceu em Bagdá em 1950. Anos mais tarde, estudou matemática na Universidade Americana de Beirute e lecionou na Architectural Association School of Architeture, onde teve aula com Leon Krier e Rem Koolhass. Obteve seu diploma em 1977 e três anos depois, abriu seu escritório. Até a década de 90 era chamada de “arquiteta do papel”, por ter muitos desenhos feitos, mas nenhuma obra construída. Zaha não se intimidou, e continuou trabalhando e participando de inúmeros concursos, o que resultou em trabalhos aclamados, como a Guangzhou Opera House, na China, e o MAXXI - Museu Nacional das Artes do Século 21, em Roma (concurso em que superou outros 273 arquitetos, entre eles o próprio Koolhas).

Ousada e inovadora, Zaha foi a primeira mulher e a primeira árabe a receber o Pritzker Prize, o nobel da arquitetura. Se preocupava em manter uma linearidade em suas obras, integrando arquitetura, paisagem e design. Zaha construiu lugares impecáveis, gigantescos e ultrapassava os limites do convencional. Um aspecto forte em seu estilo é o modernismo. Uma das suas principais obras é o Centro Aquático de Londres. A inspiração do desenho é a fluidez da própria água, tanto das piscinas quanto dos sete cursos de água que passam pelo parque. A maior preocupação de Zaha era a utilização do espaço pelas pessoas e a integração com a cidade. Suas obras também despertaram certa polêmica, por serem grandiosas e com custos elevados.

Zaha Hadid é conhecida como a rainha das curvas. A artista dizia que “Seu sucesso não será determinado pelo seu gênero ou pela sua etnia, mas apenas pela abrangência dos seus sonhos e seu trabalho para alcançá-los (…) Sempre acredite no seu trabalho — ele vai conduzi-la através de qualquer situação difícil, mas aprenda a ajustar seu modo de pensar uma vez ou outra. Nunca desista.” Zaha nunca casou e nem teve filhos. Deixou seu legado em 31 de março de 2016, aos 66 anos.

Guangzhou Opera House, na China - https://goo.gl/xu6gni

MAXXI - Museu Nacional das Artes do Século 21, em Roma - https://goo.gl/TThS3m

Centro Aquático de Londres - https://goo.gl/DHYF4U

Centro Heydar Aliyev, em Baku, Azerbaijão - https://goo.gl/7pMrFh


Zaha Hadid. 1950 -2016.

Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade