Pintores Brasileiros: Tarsila do Amaral

By Macodesc | MACODESC SÉRIES | Postado às 09:07

Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista que fez história no Brasil no período modernista. Nascida no interior de São Paulo e de família tradicional, aprendeu desde pequena a tocar piano e falar francês. Em 1901 matriculou-se no Colégio Sion onde pintou seu primeiro quadro, o Sagrado Coração de Jesus. 15 anos depois aprendeu a fazer modelagem e dedicou-se ainda mais à pintura de natureza morta. Em 1920 foi estudar em Paris e conviveu com grandes artistas da época. Quando regressou ao Brasil, participou da Semana de Arte Moderna de São Paulo, e integrou ao grupo modernista chamado “Grupo dos Cinco” junto com Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

As pinturas de Tarsila sempre foram cheias de brasilidade, levando a cultura, cor e formas do país. Um de seus quadros mais famosos é Abaporu, que pintou para seu marido, Oswald de Andrade. A partir daí os dois criaram o movimento Antropofágico, que tinha como proposta assimilar outras culturas e inseri-las nas obras. Em 1933, em sua fase mais social, pintou o quadro “Operários”, estampando a realidade dos trabalhadores. Em 1970, realizou sua exposição, exibindo seus trabalhos de mais de 50 anos de história. Tarsila do Amaral faleceu três anos depois, deixando um grande legado para a pintura brasileira.

Fonte: https://goo.gl/kpGg9z

Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade