​Por que amamos São Miguel do Oeste?

By Macodesc | MACODESC SÉRIES | Postado às 17:16

No 64º aniversário de São Miguel do Oeste, queremos listar alguns motivos que fazem dessa cidade o nosso lugar preferido no mundo. E o nosso aviso é o seguinte: SMO vai conquistar o seu coração.

1 - Entre as 10 melhores cidades para se viver no Brasil

Quem vive em SMO tem motivos de sobra para se apaixonar pela cidade. Mas os dados do IBGE e do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, comprovam: São Miguel é a 8ª melhor cidade pra se viver do país. O ranking avaliou todas as cidades brasileiras com até 100 mil habitantes, e isso nos deixa completamente orgulhosos. Além disso, está entre os 40 melhores lugares para se viver no Brasil, no ranking geral. Esse dado foi divulgado ainda em 2013, também com base no IDH, considerando renda, longevidade e educação.

2 – Cidade vida

A cidade, por si, é privilegiada pela natureza e reúne paisagens de tirar o fôlego por todos os lados. Por isso, o contato com o verde está muito presente no cotidiano dos moradores, que não abrem mão das atividades ao ar livre. A Praça Belarmino Anoni é um dos locais mais procurados para curtir o fim do dia, os passeios nos fins de semana ou simplesmente para aquela voltinha com o pet. Bem no centro da cidade, a Praça Walnir Bottaro Daniel, a famosa Praça Ipiranga, é o lugar preferido pelos migueloestinos para tomar um chimarrão ou para as caminhadas. Com pedras portuguesas e grandes árvores, a praça conta com um parquinho para as crianças, chafariz, palco e espaço para artes e lazer, além da escultura do Homem de Ferro, que representa os pioneiros que ajudaram na fundação da cidade. E sabe o que é mais encantador nisso tudo? Aos domingos as praças contam com música ao vivo para divertir a população.

3 – Um povo de fé

A religião é muito presente na rotina dos moradores e pode ser notada de qualquer ponto da cidade, com a imponente Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, que é considerada a maior estrutura física de Santa Catarina. Os vitrais coloridos e iluminados são a marca registrada dessa belíssima construção que fica bem no meio da cidade. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes, rodeada por árvores e um lindo jardim, abriga o jazido do padre Aurélio Canzi, idealizador do local e primeiro pároco de São Miguel.

4 – Castelhana se você me ama

Essa é, sem dúvida, uma das músicas mais icônicas do Sul do Brasil. E o que muita gente não sabe é que ela foi composta em São Miguel do Oeste pelo Grupo Os Nativos. “Hoje eu vou lá pra fronteira, pois queira ou não queira, vou ver meu amor…” Quem nunca cantou esse hino?

5 – Educação é ponto forte

Além da miscigenação cultural entre italianos, alemães, poloneses e do povo gaúcho que migrou para a região, a cidade tem uma alma jovem, pois é procurada por muitos universitários. A universidade UNOESC é a principal referência do Extremo-Oeste em ensino superior e atrai muitos jovens, que acabam se apaixonando pela cidade. E nesse ponto, a hospitalidade do povo e o estilo de vida tranquilo ganham os créditos.

6 – A maior delícia de todas

Se existe uma instituição suprema em São Miguel ela se chama Maionese do Serginho. Passar pela cidade e não provar, não é uma possibilidade. O X-salada é ótimo, mas a maionese...

7 – Quero café, é!

E para encerrar, a gente relembra um meme que quebrou a internet. De São Miguel para o mundo, com vocês: o Vovô do Café!

(Ops! Pedimos desculpas pelos palavrões!)

https://www.youtube.com/watch?v=VxRpkfcXEpA

E agora, você concorda que São Miguel do Oeste é mesmo uma cidade incrível?

Tem como não amar?

***Parabéns, pelos 64 anos de lindas histórias.***

Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade